-

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pedreiras 3 x Paradense 1

Pedreiras
Paradense

O jogo foi no campo sintético de Porto de Mós pelas 18:00h, e apesar da hora ainda estava muito calor pois o dia foi de Verão. Com o Paradense a apresentar-se com poucos jogadores, alguns deles nos limites e um campo grande, eram esperadas muitas facilidades ao Pedreiras. Assim aconteceu principalmente na 1ª parte. Depois equilibrámos um pouco mas porque o Pedreiras tirou o pé do acelerador.
Durante o jogo foram-se acumulando pequenas lesões entre os nossos e a força foi diminuindo. Apesar disso consegui-mos o 3 a 1 que é um resultado bastante aceitável para o trabalho produzido. Assim como no campo, no restaurante estivemos todos bem, fazendo grandes ataques às mesas bem recheadas de comida no Restaurante "O Abade", onde fomos como sempre bem recebidos.


O Castelo
Construído sobre escombros de um posto de vigia Romano, o castelo apresenta uma imensa vista sobre a toda a vila, desde a povoação às montanhas que a encerram. Sobreviveu a dois terramotos e vários reis que foram, no entanto, deixando a sua marca, transformando-o numa obra arquitectónica singular.

Conquistado aos mouros por D. Afonso Henriques, em 1148, o Castelo teve D. Fuas, o bravo cavaleiro, como seu primeiro alcaide.
Primeiramente ampliado pelos árabes, o castelo foi novamente remodelado, já em posse portuguesa por D. Sancho I e completamente restaurado, no século XIII, por D. Dinis.
D. Afonso, Marquês de Valença e Conde de Ourém voltou a transformar o monumento, em 1450. O castelo que foi parcialmente destruído por dois terramotos, vindo a ser restaurado em 1940.

A sua arquitectura é peculiar, cruzando um estilo quatrocentista com construções de inspiração romana. A sua planta apresenta quatro torreões entre as linhas das cachorradas. Na fachada principal, destaca-se um portal ogival e uma lógia com quatro arcos contra-curvados, abóbada artesoada e capitéis lavrados. As duas torres perfuraram os céus com os seus telhados pontiagudos de cerâmica verde. Das arcadas do castelo avistam-se o Vale do Lena e a Serra dos Candeeiros.

Retirado de http://www.municipio-portodemos.pt

O Brasão
Chegada aos balneários
Disputa da bola
Intervalo
As "vistas" da Serra
O reinício
Anda tudo a passo
Rosto de cansaço
Finalmente a bonança

Sem comentários:

Enviar um comentário