-

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Campo de Futebol do Chão da Parada

Coordenadas:


Latitude - 39° 27.813'N
Longitude - 9° 8.642'W
(graus, minutos decimais)

O campo de futebol do Chão da Parada foi construído numa zona florestal de pinheiro e eucalipto, a cerca de 500 metros da Associação. Tem um terreno de areia preta como base sobre o qual foram colocadas várias camadas dum saibro cor de laranja de excelente qualidade. Durante os sucessivos anos foi-se melhorando até conseguir proporcionar um piso agradável, principalmente quando está húmido. Quando chove muito a água é totalmente absorvida e fica em óptimas condições. Na época seca deverá ser molhado para amaciar. As suas dimensões são 100 x 50mts.

Relativamente a infra-estruturas, ainda só se conseguiu dotar de rede de águas. A energia eléctrica está “prometida” à longos anos mas pelo elevado custo das obras ainda é uma miragem. Quando se joga no Inverno procura-se acabar o jogo durante o dia e para iluminação dos balneários usa-se um gerador. Os balneários, inaugurados em 21 de Novembro de 1998 são actuais e espaçosos possibilitando a prática do futebol de 11 em óptimas condições. A água é aquecida por esquentador.

No que diz respeito à envolvente, os assistentes e as claques não existindo bancada podem sempre sentar-se à sombra dos pinheiros, desfrutar das peripécias do jogo e respirar ar puro junto da natureza. Actualmente considero este pelado dos melhores para jogar em relação aos que temos visitado.





4 comentários:

  1. Um bem-haja aos sócios e directores que nos longíquos anos de "90" tanto trabalharam em prol deste campo e não. Um dia onde "eles" estiverem serão merecidamente recompensados/recordados.
    Paradense "forever".

    ResponderEliminar
  2. Uma pequena correcção ao comentário anterior.
    Um bem-haja aos sócios e directores que nos longíquos anos de "90" tanto trabalharam em prol deste campo e não só. Um dia onde "eles" estiverem serão merecidamente recompensados/recordados.
    Paradense "forever".

    ResponderEliminar
  3. Para que se saiba bem, houve muito trabalho voluntário de muitos carolas, mas na parte final para acabamento teve que se pagar e não foi pouco. Os balneários eram precisos para o tiro com arco e gastou-se lá entre materiais e mão de obra mais de mil contos. Foi dinheiro angariado nas tasquinhas e hoje se calhar não se fariam as obras.

    ResponderEliminar
  4. Os balneários efectivamente são utilizados pelo tiro com arco (principalmente na vertente de armazém)mas principalmente quem o utiliza é a equipa de futebol. Mais uma valência independente da ex-ACDP, agora ASCP que pelo andar da carruagem irá acabar.
    Paradense como muitos mais.

    ResponderEliminar