quarta-feira, 19 de maio de 2010

A preparação do campo

Sempre que começa a época desportiva juntam-se os colegas e prepara-se o campo de futebol para a época. Normalmente tem ervas grandes e secas, trancas de árvores, algum lixo, etc. Feito isto, durante o resto do ano não é necessário mais do que gradar jogo sim jogo não e marcar com cal. Acontece que nesta época ficámos quase 2 meses sem jogar em casa e nesta Primavera choveu anormalmente. Ora as ervas tomaram conta do terreno, que só foi utilizado pelo Zé Manel do Tiro com Arco, o que provocou trabalho extra na sua preparação para o jogo com o Reguengo. Já agora, para os que já o fizeram e para aqueles que apenas viram ou nem isso, aqui ficam umas imagens do processo de preparação de um campo de futebol pelado.

Eis o estado inicial
Ervas grandes
Muitas
Tem que ser com a força das máquinas
A grade foi preparada unicamente para esta actividade
Foram necessárias mais de duas horas até estar em condições de marcar
Aqui esticam-se cordões para marcar as linhas a direito e fazer os redondos
Carrinho de marcação e respectivo condutor
Mais uns cordões
Verificação do serviço
Trabalho concluído

terça-feira, 18 de maio de 2010

O Campo de Futebol do Chão da Parada

Coordenadas:


Latitude - 39° 27.813'N
Longitude - 9° 8.642'W
(graus, minutos decimais)

O campo de futebol do Chão da Parada foi construído numa zona florestal de pinheiro e eucalipto, a cerca de 500 metros da Associação. Tem um terreno de areia preta como base sobre o qual foram colocadas várias camadas dum saibro cor de laranja de excelente qualidade. Durante os sucessivos anos foi-se melhorando até conseguir proporcionar um piso agradável, principalmente quando está húmido. Quando chove muito a água é totalmente absorvida e fica em óptimas condições. Na época seca deverá ser molhado para amaciar. As suas dimensões são 100 x 50mts.

Relativamente a infra-estruturas, ainda só se conseguiu dotar de rede de águas. A energia eléctrica está “prometida” à longos anos mas pelo elevado custo das obras ainda é uma miragem. Quando se joga no Inverno procura-se acabar o jogo durante o dia e para iluminação dos balneários usa-se um gerador. Os balneários, inaugurados em 21 de Novembro de 1998 são actuais e espaçosos possibilitando a prática do futebol de 11 em óptimas condições. A água é aquecida por esquentador.

No que diz respeito à envolvente, os assistentes e as claques não existindo bancada podem sempre sentar-se à sombra dos pinheiros, desfrutar das peripécias do jogo e respirar ar puro junto da natureza. Actualmente considero este pelado dos melhores para jogar em relação aos que temos visitado.





Lembranças Época 2007/08

Os Directivos deste ano pensaram em criar uma lembrança que fosse o mais original e relacionada com as actividades da região quanto possível. Assim consultou-se o senhor Francisco Agostinho, cerâmico paradense de louça regional. Na sua oficina são construídos os famosos falos das Caldas da Rainha. Como também faz parte do seu reportório os bonecos futebolistas, foi só adaptar as cores dos equipamentos e saiu esta raridade. Ao Sr. Francisco Agostinho um forte abraço e um muito obrigado pela trabalho que teve em nos ajudar nesta criação.



Eis o sr. Francisco Agostinho (foto Oeste on-line)

Paradense 0 x Póvoa da Isenta 1

Durante estes 18 anos jogámos com várias equipas com as quais por um motivo ou por outro não jogamos actualmente. A Póvoa da Isenta, do Vale de Santarém é uma delas. Apesar disso existem umas quantas fotos que merecem destaque nesta página, fotos de encontros dos vários anos. Iniciamos com estas...
Jogo realizado em 11 de Abril de 2006 no Chão da Parada.

Paradense
Póvoa da Isenta
O galhardete da Póvoa da Isenta
Jantar no Salão do Paradense

Este amigo foi quem tirou as fotos
No bar, final do jantar

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Jantar Convívio - Festa Anual Reguengo da Parada 8.Maio.2010

Juntaram-se os colegas do grupo e marcou-se jantar na Festa Anual do Reguengo da Parada. Foram naturalmente os que conseguiram, sendo que neste caso levámos a família. Foi um jantar divertido com alguns naturais excessos etílicos.
Obrigado a todos. Ficam algumas fotos…










Crónica do jogo Paradense x Sapatilha


Paradense 1 x Sapatilha 2
Paradense sofre derrota inesperada

Chão da Parada jogou com: Jorge Ferreira II, Fernando, Luis Louro, Jorge Ferreira I, Pedro Cascão, Vicente, Gonçalo, Paulo Ferreira, Tó-Zé Lopes (Cap.), Vitor Marques e Jorge Silva (1). Jogaram ainda: Luis Nascimento, Pedro Veiga, Pedro Meca, Pedro Gonçalves e Tó-Zé Agostinho.

Jogou-se no novo campo em Caldas da Rainha, com o bem posto nome de Luis Duarte, que é um bom local para jogar futebol, embora caso não seja regado se torna um pouco perigoso e difícil.
Logo nos primeiros cinco minutos, os da casa marcaram primeiro o seu golo e logo a seguir, marcaram mais uma vez esta época, na própria baliza. Ora aquilo que parecia o domínio do jogo por parte dos da casa, rapidamente se mudou e com o ânimo do golo oferecido, tomaram conta da bola e como têm bons executantes e bem mais novos que os Paradenses.

Com a continuação da posse de bola, deu-se um grande desgaste dos da casa, na luta atrás da dita, que os outros circulavam muito bem, mas sem criarem grande perigo e na 1ª parte houve oportunidades repartidas, para os dois lados.

No abrir da 2ª parte apareceu o 2º golo dos forasteiros, num lance infeliz dos Paradenses, mas a toada do jogo continuou e mesmo com as trocas que fez, a equipa da casa tentou sempre igualar o marcador, mas nem de penalty o conseguiu, porque neste jogo estiveram em campo dois bons guarda-redes. Boa nota também para todos os restantes jogadores, porque foi um jogo bonito, bem disputado e com um vencedor justo, embora o empate não fosse nada escandaloso.
Mais uma vez se notou a crise de lesões, que afecta a equipa da casa, porque vários não jogaram e outros tiveram que sair tocados.

Resta a certeza que só faltam 3 jogos e que três semanas para o próximo (Chão da Parada - Reguengo da Parada, dia 15 Maio 17 Horas no Chão da Parada) podem ser suficientes para recuperar parte do plantel.
Na 3ª parte houve equilíbrio, com convívio inerente á grande amizade existente entre as duas equipas, que jogam entre si, já lá vão 18 anos.

Por Gentil

Lembrança Direcção 2004/05

Esta foi criada pela equipa directiva de 2004/05 com o propósito de marcar as actividades realizadas nessa época. É um prato de porcelana com 27cm de diâmetro e decalque pela Oficina Brito.